Gestão por Competências Liderança

Como desenvolver a liderança e aprimorar resultados da empresa?

Escrito por DorseyRocha

Saber como desenvolver a própria liderança no ambiente corporativo é um fator indispensável para se qualificar na empresa e como profissional. O motivo é simples: toda empresa precisa de bons líderes, capazes de apontar o caminho e influenciar pessoas à ação. Se não for assim, dificilmente a instituição alcançará seus objetivos ou se destacará da concorrência.

O problema é que nem sempre as pessoas conseguem desenvolver essa habilidade sozinhas, sendo que muitas empresas adotam a opção de contratar líderes já formados, mas ainda enfrentam dois grandes desafios: a nação verde-amarela está entre os cinco piores países para contratar profissionais talentosos, segundo relatório do ManpowerGroup; muitas vezes os líderes contratados não se adaptam à cultura da empresa. Outra opção para as instituições são programas corporativos internos de desenvolvimento de lideranças para apoiar o autodesenvolvimento.

Considerando tudo isso, criamos um guia incrível para você entender como desenvolver sua liderança, quais características devem ser observadas e possíveis benefícios. Boa leitura!

A importância de bons líderes para a companhia

Sem uma equipe bem direcionada, comprometida e motivada para alçar os resultados, nenhuma empresa consegue alcançar suas metas. Toda organização precisa de equipes de alta performance; bons líderes impulsionam a performance das suas equipes.

A liderança dá vida aos negócios e faz com que os objetivos de fato aconteçam. Não é por acaso que algumas das maiores corporações do mundo, como a Unilever, investem pesadamente no desenvolvimento das lideranças. Nela, seus trainees (futuros líderes) passam por uma capacitação de três anos, período em que amadurecem seus conhecimentos, habilidades e atitudes.

São os líderes que influenciam e direcionam os subordinados à ação, por mais ambiciosos e desafiadores que os objetivos sejam. Sem uma boa liderança, é provável que toda a gestão de pessoas esteja fadada ao fracasso — nos mais diversos níveis organizacionais.

Entretanto, poucas empresas investem efetivamente no desenvolvimento de líderes. De acordo com a Deloitte, apenas 5% das organizações possuem programas de desenvolvimento de líderes atualizados e condizentes com a era digital, enquanto 65% não apresentam nenhum programa nesse sentido.

Primeiros passos no desenvolvimento de líderes

Mas se é tão importante desenvolver a liderança, por onde começar? Primeiro, é crucial que haja um comprometimento real não só do RH, mas de todo o topo da organização, incluindo seus principais executivos. Se não for assim, fica quase impossível elaborar um planejamento de qualidade. Veja algumas das dicas mais importantes sobre o assunto:

1. Observe além das características físicas

Por mais estranho que pareça, em algumas companhias ainda há foco na procura de líderes com base nas características físicas. Esse é um imenso equívoco, afinal, a liderança é uma habilidade que pode estar presente (ou ser desenvolvida) em qualquer pessoa, independentemente da sua aparência. Então fique atento! Há muitas pessoas a que talvez você não dê atenção e que podem se desenvolver como ótimos líderes.

2. Comece o quanto antes

Esperar que o profissional ocupe um cargo de gestão e só depois investir em suas habilidades é outro erro comum. Crie programas para desenvolvimento de novas lideranças e capacitação de profissionais que abraçam os valores da empresa e entregam bons resultados (coisas básicas para os líderes). Para isso, invista em cursos de:

  • comunicação e relacionamento interpessoal;

  • gestão do tempo;

  • tratamento de conflitos;

  • gestão de equipes com foco em resultados.

3. Crie programas para líderes ativos

Se o profissional já ocupa um cargo de gestão, desenvolver a liderança é ainda mais necessário. Nesse caso, opte por um programa intensivo, destinado especificamente para líderes que já exercem uma função de comando na empresa. Além de programas de treinamento, oferecer coaching pode promover o desenvolvimento acelerado de competências de liderança e gestão.

4. Mensure os resultados

O aprendizado dos programas de liderança deve ser aplicado no trabalho, gerando mudanças de comportamento que irão se refletir em melhores resultados para o negócio. Verificar as mudanças de comportamento e mensurar os resultados alcançados com o programa é fundamental para poder justificar os investimentos. Então acompanhe:

  • mudanças de comportamento dos líderes treinados;

  • aumento de produtividade;

  • números de metas mensais batidas;

  • redução de erros operacionais após a capacitação dos líderes;

  • diminuição das horas extras;

  • redução do turnover;

  • redução do número de defeitos e acidentes.

Maiores desafios no desenvolvimento de líderes

As empresas brasileiras investem cerca de 22 horas por ano no aprimoramento dos seus colaboradores, número 38% inferior ao investido por empresas norte-americanas.

Quando o assunto é desenvolvimento de líderes, essa estatística pode ser ainda mais preocupante. Por que? Quais são os principais desafios enfrentados?

A crise econômica e a elevada competitividade não devem ser motivo para a falta de investimento no assunto, muito pelo contrário. Investir no desenvolvimento de líderes pode ser uma das melhores estratégias para o crescimento e diferenciação no mercado.

A causa raiz do baixo investimento está no aspecto cultural presente em muitas organizações, que ainda veem esse tipo de programa como um peso financeiro. Nelas, acredita-se que os custos devem ser cortados ao máximo, independentemente de serem estratégicos ou não.

Para finalizar, outro desafio enfrentado é o baixo monitoramento dos indicadores relacionados à liderança. São poucas as companhias que investigam o ROI (Return On Investment) obtido com o desenvolvimento dos seus líderes, e isso faz com que o assunto seja pouco associado ao sucesso e crescimento dentro das corporações. Desse modo, mesmo não sendo um processo simples, é bom começar a pensar em calcular o ROI.

O papel do RH nesse assunto

Em meio a tudo isso, o RH ganha um papel de destaque. Afinal, é o departamento responsável por identificar líderes e desenvolvê-los, garantindo que tenham o conjunto dos conhecimentos, habilidades e atitudes para que desempenhem suas funções com maestria.

E mais, o RH é um parceiro estratégico para desenvolver a liderança. Um dos seus principais papéis é dar suporte aos líderes na execução de diversas práticas, tais como:

  • definição de metas inteligentes;

  • recompensas atraentes para os funcionários;

  • feedbacks assertivos;

  • avaliações de desempenho em 360 graus;

  • formação de equipes.

É importante buscar por melhores investimentos em programas de educação corporativa e coaching para os executivos e gestores, justificando que toda a empresa, nos seus diversos níveis e áreas, será beneficiada.

Veja, você está por dentro do assunto! Então aproveite para aplicar nossas dicas, desenvolver a liderança na empresa e otimizar os resultados obtidos. Ao final, construirá um empreendimento muito mais sólido, rentável e atraente para investidores.

Gostou do nosso conteúdo? Aproveite para continuar aprendendo e leia o artigo: líder ou gestor: você está preparado?

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DorseyRocha

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