Desenvolvimento

Coaching executivo: o que é e como funciona

Escrito por DorseyRocha

O mercado corporativo atual, cada vez mais competitivo, vem exigindo mais desempenho e prontidão de gestores e pessoas em cargos chaves. Para isso, as empresas precisam lançar mão de ferramentas que possam acelerar os ganhos de competência de seus profissionais, priorizando aqueles que estejam em momentos decisivos importantes em suas carreiras.

É nesse cenário que o Coaching Executivo vem crescendo como uma abordagem poderosa capaz de propiciar o aperfeiçoamento de seus líderes e obter, assim, uma resposta deles mais adequada aos grandes desafios a serem enfrentados.

No texto a seguir, trataremos do processo de Coaching Executivo, seus principais objetivos, atividades e benefícios.

Tendência crescente

Seguramente o Coaching foi o recurso metodológico singular que mais cresceu nas organizações e na vida das pessoas, visando a aceleração do desenvolvimento profissional.

Os processos de Coaching tornaram-se símbolo de flexibilidade e personalização nas abordagens voltadas à melhoria de competências e da produtividade, particularmente úteis no redirecionamento de carreira e em momentos de transição.

Coaching Executivo é o processo que está orientado para cargos de nível de direção e para os gestores que estejam no comando de áreas funcionais em suas organizações.

Conceito

Podemos conceituar o Coaching Executivo como uma relação de ajuda formada, de um lado, pelo Gerente, Diretor ou pessoa chave que possui autoridade gerencial e responsabilidade em sua organização e, por outro, um profissional que utiliza uma ampla variedade de técnicas e métodos comportamentais para ajudar o seu cliente a desempenhar-se melhor em seu contexto de trabalho.

Em outras palavras, o Coaching Executivo é uma parceria colaborativa entre um profissional de ajuda e um líder organizacional com o propósito de acelerar o desenvolvimento pleno do executivo com vistas à obtenção de melhores resultados identificáveis em sua posição profissional e sua organização.

Como funciona?

A pessoa que recebe a ajuda (em inglês, o Coachee) se reúne com um profissional (educador, especialista em Coaching, o Coach) em um certo número de sessões ou reuniões – o Coaching propriamente dito- após conversarem sobre os resultados do processo, a duração total do contrato e o papel de cada um no desenvolvimento dos trabalhos.

O Coaching Executivo não é uma consultoria muito menos um aconselhamento que aponta soluções para as questões levantadas. Todo o processo é direcionado para explicitar novas possibilidades e superações do profissional a partir de perguntas-chave e estratégicas, originadas de um escopo acordado inicialmente entre as partes.

Essa meta, que geralmente se desdobra em um a três objetivos muito importantes a serem perseguidos, vai ser o foco de todo o trabalho. Assim, o Coaching Executivo pode ser entendido como uma parceria construtivista entre Coach e Coachee que visa, principalmente, a aceleração de competências e habilidades de liderança e gestão que estão sendo particularmente demandadas no ambiente concreto de atuação do profissional.

O método inclui alguns passos que devem ser bem seguidos por ambos:

  1. A identificação das competências ou desafios a serem trabalhados na situação concreta do executivo
  2. A definição dos objetivos – ou resultados esperados – da aceleração desejada de competência
  3. A elaboração de um Plano de Ação a ser desenvolvido com foco em aprendizagem diária e no ambiente de trabalho
  4. A avaliação das dificuldades e conquistas no andamento do processo e ao final, com novas ações para sua superação.

Quais os resultados esperados do Coaching Executivo?

O Coaching Executivo busca em geral promover a melhor resposta do executivo aos desafios de sua posição na empresa. Assim, podemos dizer que o objetivo geral mais perseguido nos processos de Coaching Executivo seja a melhor integração de inteligência emocional e equilíbrio do profissional em sua posição, provocando mudanças de impacto positivo no seu comportamento real. Outros objetivos do Coaching executivo são aspectos deste resultado principal:

  • Desenvolvimento de novas habilidades de liderança
  • Transformação de limitações em ações produtivas
  • Superação de bloqueios limitantes na atuação do profissional
  • Auto conhecimento, auto motivação e empowerment que ajudam o profissional a assumir suas responsabilidades com maior coragem e determinação.

Importância da consistência do processo

Um aspecto chave de avaliação prévia que as empresas vêm realizando antes de contratar os serviços de Coaching Executivo é a consistência do processo conduzido pelos coaches profissionais. Essa consistência vem de vários aspectos:

  • se o Coach desenvolve conversas informais que efetivamente lidam com as demandas apresentadas pelo participante
  • se há algum acompanhamento de indicadores importantes da organização referentes aos desafios do coachee
  • se algum relatório de progresso é apresentado pelo Coach à pessoa e à organização
  • se o Coach foi credenciado ou certificado por uma instituição idônea em sua área de atuação.

Atividades-chaves do processo

As atividades típicas do Coaching Executivo, e que buscam exatamente essa consistência do processo, geralmente são: o uso de ferramentas de diagnóstico para eleger com precisão as competências e mudanças mais necessárias, a geração de um Plano de Ação que irá orientar o passo a passo de aprendizagem prática, a comunicação pelo executivo de seu Plano de Ação ao superior hierárquico, a pesquisa rápida de evolução percebida dos novos comportamentos a ser respondida por “stakeholders” do executivo (chefe, subordinados, pares, clientes e fornecedores), o ensaio e simulações de práticas desejadas preparando a transferência para o dia a dia das habilidades.

O Coaching Executivo é conduzido de formas variadas: presencialmente, à distância por telefone ou skype, e complementado eventualmente por troca de e-mails. A duração do processo pode também variar, indo de processos que duram seis meses, nove ou até doze meses.

Tanto a duração do contrato como a realização de algumas atividades consideradas “mais sensíveis” ( por exemplo, a pesquisa junto aos stakeholders) devem ser previamente combinadas com o coachee e a organização.

Critérios de seleção do Coach

Pesam na seleção do Coach vários critérios.  Geralmente são considerados antes da contratação a experiência e habilidade do Coach, sua capacidade demonstrada de construir relacionamento e confiança, a experiência em desafios de liderança, a experiência de negócio e no segmento em que o gestor atua, a aderência do processo à cultura da empresa, o custo total do processo, a certificação específica do Coach, o uso de instrumentos específicos.

O maior benefício do Coaching Executivo

Como vimos, o grande beneficio do Coaching Executivo é o de promover mudanças efetivas do gestor em áreas muito relevantes para o seu sucesso profissional. Essas mudanças tem sua origem no compromisso essencial do executivo, apoiada pelo Coach, em percorrer uma jornada de aprendizagem prática e focada para se chegar aos resultados bem definidos no início do processo. Os ganhos serão uma decorrência natural desse compromisso e esforço: uma conquista sustentável tanto para si (sua carreira) como para sua equipe direta e para a organização como um todo.

Ficou interessado no processo e quer saber como adotá-lo na sua empresa? Entre em contato conosco. Nossa equipe é formada por profissionais que vem atuando na área de Educação Corporativa e Liderança há muitos anos. Todos são credenciados como Coaches, com experiência específica em coaching  e atuação comprovada nessa área em  grandes organizações.

Sobre o autor

DorseyRocha

Deixar comentário.

Share This